Que seja doce!

Atualizado: 28 de set. de 2020


Quem nunca comprou uma laranja achando que era a mais suculenta ou levou pra casa uma melancia com “lágrimas na boca” e ao abrir a fruta bateu aquela decepção, a melancia esbranquiçada e aguada igual ao Geraldo Alckmin ou a uma laranja seca, similar a uma resposta do Bolsonaro ou igual à Marina Silva?!


Escolher fruta nem sempre é uma tarefa fácil, até pra mim que sou engenheiro agrônomo. Muitas vezes sou cobrado por isso, pelo fato das pessoas acharem que quando saímos da faculdade sabemos de tudo e que isso é básico para a profissão, mas não é bem assim. Parece frustrante, mas é a realidade. Mas nem tudo está perdido e irei provar que você será capaz de comprar, possivelmente, uma fruta doce, porque nem tudo é exato como matemática, e, de quebra, provarei a mamãe que, apesar de não saber plantar coentro, ao menos sei escolher frutas.


Coco verde

Sim, é fruta! Escolhe-se sempre o mais pesado e que não emita som ao ser balançado. Os pontiagudos e opacos geralmente deixarão seu uísque mais saboroso. Aproveitando que estamos falando dele coco, na seleção do seco, deve-se observar os “três olhinhos”, devem estar firmes e sadios, “vendo tudo”; já a técnica de bater com um metal, deve-se observar se o som emitido é estridente, se for um som fofo, oco, desista.




Melancia

Já tive muita decepção com essa caixa d’água, mas com essas dicas, tudo ficou melhor. Selecione sempre aquela que seja mais pesada que seu tamanho demonstrar.



A melancia tem uma “barriguinha” que não leva sol, essa parte fica o tempo todo em contato com o solo e quando colhida antes do tempo ela será branca, então, procure as “barrigas” amareladas e mais redondas.

O talo seco é um bom indicativo, então, siga as leis de trânsito e passe direto pelos verdes. Agora se você é bom de ouvido, dê uns cascudos na rechonchuda, se soar grave e oco, o juízo pode ser pouco, mas a doçura pode ser demasiada.


Abacaxi

            O rei das frutas não tem a cor como um determinante muito bom, porém geralmente os amarelados indicam um ponto de maturidade bom (esqueça os totalmente marrons, verdes ou amarelos). Não precisa destronar a fruta arrancando sua coroa, basta segurar a fruta por uma de suas folhas, ela deve soltar sem muita resistência. Para fechar a seleção e sua mulher lhe coroar campeão, o ananás deve ter um cheiro adocicado.


Laranja

            Muito fácil adocicar sua vida com um suco dourado, basta escolher as de casca fina, lisa e brilhante que a satisfação é extasiante.


Maracujá

            Leve para sua casa os mais pesados e com polpa solta. Casca similar a seus dedos depois de muito tempo na piscina, ajudam a garantir um sucesso. Se tiver cheiroso, não fique nervoso, leve pra casa e relaxe!


Melão

            Pressione o fundo da fruta, parte contrária do talo, com os polegares. O local deve estar macio, muito mole tira sua juventude. Balance os danados e se as sementes soarem soltas, ótimo. Cheiro suave a adocicado irá lhe proporcionar muitos elogios.

Dê preferência às frutas da época, pois se utiliza menos agrotóxicos e são mais baratas pela maior oferta no mercado, assim como as frutas locais.


*Paulo Melo Segundo é engenheiro agrônomo pela UFRPE, Fiscal Estadual Agropecuário na Adapi e escritor agrodivertido, criando assim o Segundo Agro, um portal de informação simples, direta e humorada.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo